terça-feira, 19 de outubro de 2010

Semana de Jornalismo integra alunos, egressos e profissionais de comunicação


Discutir assuntos referentes a áreas do jornalismo é essencial para a construção do futuro profissional de comunicação

A Semana de Jornalismo ocorrida nos dias 16, 17 e 18 de setembro reuniu acadêmicos, alunos, profissionais e egressos num clima de integração e expectativa. A Semana possibilitou aos presentes conhecer realidades como o cotidiano profissional de Cláudio Dutra, chefe de reportagem da EPTV Sul de Minas.

Através de casos reais, Dutra contou sobre os bastidores de reportagens investigativas, o dia-a-dia das redações durante a cobertura eleitoral e evidenciou que o jornalista precisa pensar mais na prestação de serviço à população. “Nós precisamos ter a preocupação de dar meios para a população se informar. O grande desafio da imprensa é estimular o povo a conhecer as pessoas que vão votar. Os jornalistas fazem um grande serviço mostrando reportagens que denunciam a vida de candidatos como o caso de Sergio Naya”.

Após a explanação de Dutra, na noite de 16/09, os ex-alunos Ana Paula Lambert e Carlos Manoel Laurindo lançaram o livro-reportagem Capoeira, Fragmentos de Vida. O livro destaca-se por ser pioneiro em registrar o trabalho de capoeiristas de Cambuí. “É um prazer poder voltar aqui, mostrar nosso trabalho e motivar outros alunos seguirem o mesmo caminho”, diz Laurindo.

A segunda noite da Semana de Jornalismo teve como convidado o professor doutor Rafael Almeida Evangelista, pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falou sobre jornalismo científico e as diversas áreas de atuação do comunicador especializado em ciências. Evangelista enfatizou que o objetivo do jornalismo científico é estreitar os laços entre o cotidiano das pessoas e o conhecimento específico. “É muito importante discutir esse tema dentro das universidades, porque cada vez mais a sociedade está inserida na tecnologia e os assuntos científicos são pautas de grande impacto, como por exemplo, discutir o funcionamento da urna eletrônica, os trangênicos, a clonagem e afins.”

Ao final da noite de sexta-feira foi exibido um vídeo comemorativo aos 22 anos do curso de jornalismo produzido pelos alunos do curso de extensão em telejornalismo orientado pela professora Hellen Morais. O vídeo mostrou por meio da produção dos atuais acadêmicos, os alunos e ex-alunos atuantes no mercado, a qualidade do curso oferecido pela Univás e os diversos campos de trabalho do profissional de comunicação graduado em jornalismo.

Durante a manhã de sábado, dia 18, os alunos conheceram a realidade profissional do professor de fotografia Seiji Hiraide, premiado diversas vezes pela Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que falou sobre o mercado de trabalho do fotojornalista. Hiraide destacou que jornalista precisa ter a visão da notícia e não apenas apertar um botão. “O fotojornalista também precisa pautar, pesquisar e desenvolver a visão do leitor. A fotografia precisa passar o máximo de informação possível através da imagem, respeitando a editoria do veículo. Além disso, o fotógrafo precisa ter sintonia com o jornalista.”

Com o tema Jornalismo na sociedade da informação, o professor Carlos Alberto Zanotti encerrou a manhã de palestras de sábado. Ana Luiza Fernandes, aluna do 6° período, afirmou que o professor motivou os alunos a enfrentarem o mercado de trabalho por meio de um diferencial. “Zanotti nos mostrou a importância de ser um bom formador de opinião, desde a foto ao texto. Por isso precisamos mostrar que somos capazes de revolucionar, fazer um jornalismo sério e de qualidade.”

Em seguida, alunos, professores e ex-alunos participaram do 3° Encontro de Egressos do Jornalismo. Para a ex-aluna Gisele Rodrigues Viana, 25, o Encontro estreita os laços entre futuros e profissionais da área de comunicação. “O encontro de egressos é muito importante pra memória do curso, além disso, os novos alunos podem ver como está o mercado de trabalho e há uma troca de experiências.”

Nenhum comentário: