quinta-feira, 15 de abril de 2010

Animeclube exibe sessões de seriados japoneses

Itajubá contará a partir desde mês com uma nova atividade cultural gratuita. Todos os sábados, às 16:30 min, no auditório do Universitas – Centro Universitário de Itajubá, o Animeclube Taka no Me exibirá, uma vez por semana, a sequência dos seriados mais famosos de animes no Japão e no Brasil. Para os japoneses, anime é todo desenho que seja animado. Para os ocidentais, anime são desenhos animados vindos do Japão. Grande parte dos animes são originados de história em quadrinhos. As principais características desse tipo de filme são personagens com olhos grandes, bem definidos, redondos ou rasgados, brilhantes e coloridos. O olhar destacado evidencia as fortes emoções vividas nos seriados.

A primeira exibição dos desenhos animados ocorreu no último sábado e contou com o seriado Freedom, que segue com sete episódios e Gungrave com 26 episódios. As exibições contam com um telão de alta definição, som ambiente, cadeiras, puffs, o famoso escurinho e uma bonbonnière. Além disso, os freqüentadores que chegarem pontualmente as sessões recebem um saco de pipoca e refrigerante gratuitamente.

Fábio Leite, diretor do Animeclube diz que a idéia inicial do projeto era assistir a alguns filmes entre amigos, mas a paixão pela cultura cinematográfica japonesa foi sendo unânime entre os freqüentadores. “Nós gostamos da cultura japonesa e por isso montamos esse clube. O projeto tem dado tão certo que vamos montar um estatuto e criar carteirinha para os sócios assíduos. Eles terão vantagens dentro do clube.” Leite não revela quais são essas vantagens, mas destaca que a intenção é fidelizar os espectadores e unir os amantes do anime.

O grande diferencial do Animeclube são os momentos de debate após as exibições. Leite conta que esse é um momento muito esperado e de aprendizado. “Aqui nós curtimos o filme, depois discutimos a parte cultural. Isso dá a oportunidade de expandirmos nossa visão, porque eu tenho olhares sobre o filme que outras pessoas não têm e vice e versa. Dessa forma aprendemos juntos e saímos daqui com uma bagagem cultural diversificada.”

Renan Félix Ribeiro, coordenador dos debates no Animeclube, conta que a cultura japonesa tem invadido o Brasil nos últimos dez anos de uma maneira única, trazendo cultura, valores e educação para adultos e crianças. “O anime é diferente dos desenhos animados que estamos acostumados a ver. Além da grande carga de cultura que o gênero traz, os traços são mais trabalhados visualmente. Os animes são como as novelas e as minisséries brasileiras para os japoneses.”

Leite destaca que não é fácil manter o projeto vivo e todas as exibições cheias, pois não há apoio da secretaria de cultura da cidade. “O maior problema do projeto é divulgar toda semana as exibições. Ano passado a secretária da cultura se comprometeu em financiar a publicação dos cartazes, mas nos deixou na mão. Então divulgamos pelo blog e pelo Orkut.”

Miriam Azevedo Ferraz, 18, é freqüentadora assídua das sessões do Animeclube. Ela conta que é essencial para Itajubá ter iniciativas como essas, pois a cidade não oferece atividades culturais gratuitas para os jovens. “É bom, porque aqui não tem cinema e nós não temos uma opção cultural bacana, então o Animeclube vem pra sanar essa carência. Além disso, os debates acrescentam muito culturalmente.”

Acessem e vejam os filmes exibidos em cada sábado: http://cinecapivara.blogspot.com ou http://animeitajuba.blogspot.com

3 comentários:

Elínis Débora disse...

NOssa!! Ficou mto boa a matéria! Parabéns =D E é bom q divulga e os interessados comparecem! ;)

Raphael disse...

curti a matéria

E sobre o cineclube, vai fazer uma outra postagem?
ele que é o ás nosso =D, o animeclube é filhinho dele mas ele não acabou não

Augusto Supertramp disse...

Juh, acho que você entendeu errado.
O Cineclube Capivara, surgiu por volta de Abril de 2009, com o filme Sindicato dos Ladrões, sob idéia original do Fábio. Ok.
As sessões continuaram e estão acontecendo até agora, e com certeza até quando conseguirmos.Ok.
As sessões acontecem aos sábados às 18:30 geralmente. Ok.
Cineclube.

Por volta de abril de 2010, surgiu a idéia de fazer um Animeclube, o Taka No Me, por parte do Renan, e com grande ajuda do Fábio. É um projeto paralelo, que atrai um público diferente do Cineclube.Ok

Portanto, Animeclube é o projeto paralelo com o Cineclube Capivara, que começa por volta das 17:30, no mesmo local onde há mais tarde, por volta das 18:30, a sessão do Cineclube.

Continuamos com o Animeclube, Nesse sábado com mais de Freedom, e de Gungrave, ÀS 17:30.

E mais tarde, temos a sessão dupla do CINECLUBE CAPIVARA, Uma noite alucinante 3, e Barbarela.

Contamos com a presença de todos os que desejam expandir suas visões sobre filmes e conhecer mais dessa arte oriental que tantos têm fascínio.