segunda-feira, 12 de abril de 2010

Uma guerra de estratégias


O tempo em que estar on-line se limitava a um curto espaço de tempo para mandar um e-mail ou visitar uma página interessante, já passou. Como todo e qualquer instrumento de comunicação, a internet está em constante expansão e a ganhar novos adeptos. Os poucos momentos em frente a um monitor, se estenderam a horas, muitas delas dispensadas a páginas de relacionamento. Espaços abertos e gratuitos, como uma grande praça virtual, onde se estreitam laços, reúnem-se tribos e gostos afins.
Mais do que moda, as disputas entre as redes sociais está explicita, visto que, quanto maior é a participação dos internautas, maior é a valorização em dólares da rede em destaque. Consequentemente, as redes se tornam um negócio altamente rentável e digno de fortunas, como é o caso do Google.

O Orkut é a maior rede de relacionamentos do momento, mas apesar de se destacar pela fidelidade de seus usuários, peca por oferecer ferramentas muito sofisticadas. Já o facebook é empenhado em atender as necessidades dos participantes por meio de instrumentos cada vez mais simples, facilitando assim, a conexão entre as pessoas.

De acordo com o blog oficial do Facebook, o que surpreende seu criador Marck Zuckerberg, não é a quantidade de usuários aderidos ao Facebook, e sim sua popularidade e a variedade de tribos que se identificam e se relacionam. O jovem de 25 anos está empenhado em transformar sua rede de relacionamentos na mais popular do momento.

O fato é que os internautas ainda estão totalmente absorvidos pelo orkut e suas infinitas redes, mas seus adeptos estão atentos! Ao ser acessado, o internauta sente que, sutilmente, o Orkut está parando no tempo e na eficácia de suas ferramentas. Já o Facebook está contagiando seus participantes por oferecer constantes mudanças e melhoras do site, com qualidade e simplicidade. Através desse diferencial, o Facebook está ganhando mais credibilidade e destaque entre os diversos sites de relacionamento.

O Orkut que se cuide, ou melhor, corra atrás de inovar, pois nessa disputa, como num jogo publicitário, ganha quem oferecer a melhor estratégia e condição de relacionamento a seus clientes.

Independente da disputa entre Facebook e Orkut, todos os dias surgem novas redes sociais dispostas a estreitar os laços entre as pessoas. Se o orkut e tantas outras redes estão ameaçadas e com os dias contados, não dá pra saber. A única certeza que paira no ar é que fazer parte de uma rede social é quase uma necessidade vital para integrar um mundo cada vez mais globalizado e aderido a redes sociais virtuais.

Nenhum comentário: