terça-feira, 18 de maio de 2010

O som da sensibilidade


Uill di Lucca lançará no final deste ano seu primeiro CD e DVD ao vivo com 12 faixas, que contará com estilos inspirados em Djavan e Jorge Vercilo.

Ele conta que o projeto de gravação teve início com a música Alquimia, em 2009. “Eu vi que a música tinha força e mexia com as pessoas quando eu cantava, então tive aprovação do meu pai pra montar um repertório só com composições dele.”

Um estúdio móvel será instalado na ETE, em Santa Rita, promovendo um grande show. A empresa responsável pela gravação do projeto disponibilizará convites para a gravação. Além de patrocinadores, o cantor poderá contar com a venda dos convites para financiar todo o processo de finalização de seu trabalho como masterização, mixagem e edição.

Ao se imaginar diante do público na gravação de seu projeto, Di Lucca é só expectativas “Estou ansioso para que o disco saia logo, mas também estou calmo, pois eu sei que esse é meu caminho, estou fazendo a coisa certa. Eu não sou um oportunista, eu tenho talento e eu quero usar isso pra fazer bem aos outros.” Em breve, o CD e DVD de Uill de Luca poderá ser comercializado e o sonho do estudante realizado. “Minha idéia é propagar as musicas do meu pai e encarar o mercado nacional.”

Quem escuta Di Lucca pela primeira vez se encanta por sua doce voz e sua maneira particular de interpretar, aliando técnica, afinação e sensibilidade. Cantando sua música de trabalho, Foto Amarela, composta por seu pai, Luciano Capadócia, Uill de Lucca é surpreendido e convidado a revelar seus projetos profissionais.
Ainda criança, timidamente, di Lucca começa a interpretar músicas de maneira singular, chamando a atenção de amigos e parentes. Aos seis anos, o menino descobre na música seu potencial.

As músicas interpretadas por di Lucca recebem influência direta de cantores como Emílio Santiago, Djavan, Caetano Veloso, Dalva de Oliveira e Cauby Peixoto. Em seu trabalho, o estudante de jornalismo reflete a riqueza das melodias e das letras típicas da MPB.

Apesar da preferência pela musica popular, iniciou seu trabalho como cantor em uma churrascaria cantando pop-rock. Ao fim da noite, após muitos aplausos di Lucca recebeu mais do que uma recompensa financeira: o reconhecimento. O menino envergonhado teve certeza de que cantar era uma vocação e uma porta de entrada pra sua realização pessoal e profissional. “Foi uma sensação eletrizante, apesar de estar muito envergonhado. Mas depois eu senti naqueles aplausos que eu nasci pra cantar.”

Ao escutar as musicas compostas por seu pai e que farão parte de sua produção é possível sentir que o cantor não veio para ser mais um produto cultural. Cada interpretação é algo único e diferencial no trabalho do estudante. Ele acredita que o cantor quando interpreta uma música com verdade está tocando o interior do outro, assim como faz sua maior referência Maria Betânia. “Eu sei que quando canto, eu passo meu coração através da minha voz e isso eu devo a meu pai que me mostrou cantoras como Betânia, minha diva.”

Quando o assunto é a quantidade de músicas sem conteúdo, mas de grande apelo popular, o jovem se mostra chateado. “A música virou coisa pra ser vendida e não sentida. Daí essa propagação de músicas repetitivas, sem qualidade e apelativas, que não agregam valor nenhum pra quem escuta.” Para mudar essa realidade, ele posta seus vídeos na internet, que torna popular sua busca pelo resgate da MPB entre os jovens.

Clique aqui e veja Uill de Lucca cantando Alquimia

Nenhum comentário: